Nova Via de escalada no Pico dos 4

equilibrio distante foto
linha vermelha via equilíbrio distante

No dia 17 de janeiro de 2009 Flavio Leone, David Ribeiro, Flor Mendonça conquistaram uma nova via de escalada no Pico dos 4 que se chama Equilíbrio distante, graduada em 5° VIIC / A0   E2 D 4   extensão 470 metros.

A escalada está localizada entre as via gritos da torre e a fortaleza e segue por uma linha bem natural seguindo por lances de aderência, agarra, chaminé , técnicos, atlético e algumas proteções móveis etc….

O rapel da via a partir de P5 não é fácil, devido a vários trechos da escalada serem em horizontal e diagonal, porém é possível rapelar apenas com uma corda de 60 metros, sendo que em alguns trechos em horizontal se faz necessário escalar de volta, ao chegar no final da via a melhor opção de descida é pela via gritos da torre por ser menor o rapel e em linha reta. Desaconselha-se a repetição da via caso haja risco de chuva para o dia!!!!

O acesso a escalada é feito pela mesma trilha da via A fortaleza cerca de 20 minutos.
Linha vermelha: via Equilíbrio Distante; abóbora: via Gritos da Torre; azul: via A fortaleza

1 responder
  1. Sandro Eduardo Marschhausen Pereira
    Sandro Eduardo Marschhausen Pereira says:

    Escalei essa via com Flávio e Cláudio no dia 30 de maio de 2010 (Domingo) começamos, os três, às 8h20min da base da via e o rapel começou em torno das 15h30 ou das 16h, terminando às 17h30 na base da Gritos da Torre.

    O equilíbrio é bem distante mesmo, nem na chaminé tem agarras, as horizontais são longos (e põe longos nisso) trecho de aderência com algumas agarras para consolo da gente.

    A via é bem protegida e muito técnica. Para quem já estava há mais de um ano e meio sem escalar foi um excelente recomeço, todo como participante (rs).

    Excelente via, com bastante emoção e segurança.

    Abraços,
    Sandro E.P. Marschhausen.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *